Iwata Satoru, CEO da Nintendo, faleceu aos 55 anos.
![]() |
| Mário, um dos personagens icônicos da empresa, dando adeus ao CEO. |
A Nintendo disse no Domingo que
seu executivo-chefe Satoru Iwata morreu de câncer do ducto biliar com a idade
de 55, vários meses depois que ele abandonou a política dos consoles de jogos
da gigante japonesa.
Em um breve comunicado, a empresa
com sede em Kyoto, disse que Iwata morreu no sábado.
Iwata, que começou como um
estagiário, se tornou um programador, tomou o posto mais alto na Nintendo em
2002 e esteve presente pessoalmente na produção e desenvolvimento de vários
consoles da empresa.
As ações da fabricante do console
Wii U caiu 0,51% para ¥ 19.415 (cerca de 465 reais) no início do pregão, caindo
para trás de um salto de quase 5% no aberto.
Em 2014, Iwata disse que iria
reduzir pela metade seu salário durante vários meses para expiar a
desaceleração no fabricante das franquias de Donkey Kong e Pokemon, que tem
lutado com as rivais Sony e Microsoft que têm ultrapassado a Nintendo em vendas
de consoles.
Todas as três empresas também estão
lutando contra a tendência de jogos mais baratos - jogos para download para
smartphones e outros dispositivos móveis - ou às vezes livre.
Chefe da Nintendo argumentou que
se aventurar no mundo superpovoado de smartphones e tablets arriscou esvaziar o
núcleo dos negócios e canibalizar o valor árduo de suas criações de jogos.
Mas Iwata reconheceu mais tarde
que a Nintendo teve que se mudar para novas áreas.
"O mundo está mudando,
portanto, qualquer empresa que não está lidando com a mudança vai cair em
declínio", disse ele.
Nintendo em Março revelou planos
para comprar uma participação na empresa de ramo de jogos mobile, DeNA, com sede em Tóquio, como parte de um acordo para
desenvolver jogos de smartphones baseados na série de personagens populares da
Nintendo.
No ano passado, a doença já
começava a complicar a vida de Iwata no cargo de líder da Nintendo. Segundo o
site "Kotaku", por conta de sua frágil saúde, o executivo foi forçado
a abandonar a maior feira de games do mundo, a E3. Na época, ele passou por uma
cirurgia para remover um tumor no ducto biliar.
Certa vez, Iwata disse: “No meu
cartão de visitas, eu sou o presidente corporativo, na minha mente, eu sou um
programador de jogos e no meu coração, eu sou um gamer”.
Iwata foi muito importante para
que os jogos melhorassem cada vez mais e se tornassem o que são hoje. A equipe
do Hey Oli lamenta o acontecido e deseja condolências para família, amigos e
admiradores. Até a próxima!
.png)

0 comentários: