A Marinha dos EUA paga 9 milhões de dólares por ano para usar o Windows XP.
![]() |
| US Navy e Windows XP. |
A Marinha dos EUA ainda está
usando o Windows XP - agora com 14 anos de idade e extinta - e tem que pagar à Microsoft
9 milhões de dólares para manter dar suporte ao sistema.
A Microsoft retirou o suporte
para o Windows XP no ano passado, e deixará de emitir atualizações de segurança
para corrigir grandes buracos no software. As empresas e agências que ainda usam
o XP têm a opção de pagar a Microsoft para o prosseguimento de atualizações do
Windows XP que fornecem uma linha essencial de defesa contra hackers.
Em um comunicado, a Marinha disse
que tem um plano para atualizar seus sistemas para uma nova versão do Windows. Ela
espera concluir suas atualizações até 12 de julho de 2016.
Mas há uma chance de que ele
poderia demorar ainda mais. É por isso que o contrato da Marinha com a
Microsoft contém opções para estender o acordo a 8 de junho de 2017. Isso
elevaria o montante a Marinha vai pagar por suporte do Windows XP para quase 31
milhões de dólares.
"A Marinha se baseia em uma
série de aplicações e programas mais antigos que são dependentes de produtos
específicos do Windows XP", disse Steven Davis, porta-voz do Space and Naval Warfare Systems Command.
"Até que essas aplicações e programas são modernizados ou eliminadas, esta
continuidade dos serviços é necessária para manter a eficácia
operacional."
A Marinha não tinha números
exatos sobre o número de sistemas que ainda rodam no XP, mas, dada a quantia de
9 milhões por ano dada à Microsoft, não é uma pequena quantidade de
computadores.
A questão do XP não está restrita
à Marinha. Um impressionante número de 44% das empresas norte-americanas ainda
tem o Windows XP instalado em pelo menos um PC. No mundo todo, cerca de 15% dos
PCs ainda estão rodando o XP, de acordo com NetMarketShare. E a maioria dos
caixas eletrônicos de bancos ainda estão executando o Windows XP também,
inclusive no Brasil.
Gostou da postagem? Deixe nos
comentários sua opinião sobre o uso desse antigo sistema operacional por
grandes empresas e seus riscos. Até a próxima!
.png)

0 comentários: